quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Teorias do desenvolvimento

Em relação ao desenvolvimento da criança e do adolescente existem inúmeras teorias, cada uma delas abordando aspectos diferentes, quer de ordem psicológica, quer de ordem biológica e comportamental.
Dentre essas teorias  destacam-se:
Psicodinâmicas que se subdivide em Psicanálise desenvolvida por Freud e  a Psicologia Analítica  desenvolvida por Carl Gustav Jung.
Psicogenéticas que se subdivide em Construtivista desenvolvida por Jean Piaget e a Sócio-Construtivista desenvolvida por Lev Vygotsky.
Psicosocial: desenvolvida por Erik Erikson.

Psicanálise 
Sigmund Freud contribuiu para a compreensão do processo de desenvolvimento da criança ao difundir a ideia de que o comportamento se deve, não apenas a processos conscientes, mas também aos processos inconscientes. O mais elementar dos processos inconscientes, segundo Freud, é uma pulsão sexual instintiva, denominada libido, presente no nascimento e que representa a força motivadora de todo o nosso comportamento. A idéia básica expressa por Freud era a de que, a resolução bem sucedida das várias fases da infância, seria essencial para o “normal” funcionamento do adulto.

Estágios de desenvolvimento

A maioria das teorias sobre o desenvolvimento é estruturada em estágios, apresentando a criança, em cada um deles, diferentes características.


Estágios de Freud

- Fase oral (do nascimento aos 12-18 meses): a criança recebe gratificação através da boca, língua e lábios. Nesta fase, sugar e morder adquirem especial importância.

- Fase anal (dos 12-18 meses aos 3 anos): ânus e áreas vizinhas são fonte de interesse e gratificação, principalmente no acto de defecar; nesta fase, é importante o treino do controlo dos esfíncteres.

- Fase fálica (dos 3 aos 5-6 anos): a gratificação é obtida através da estimulação genital. Nesta fase encontra-se o complexo de Édipo. É comum a masturbação e está presente a angústia de castração (temor de perda ou dano dos òrgãos genitais).

- Fase de lactência (dos 6 anos até o início da puberdade): período de relativa tranquilidade sexual entre os anos pré-escolares e a adolescência. As pulsões sexuais são desviadas para objectivos aceites socialmente (estudo, desporto). Formação da consciência e do senso moral e ético (conceitos sobre o certo e errado, o bem e o mal) no final do período.

- Fase genital (da puberdade em diante): as mudanças hormonais dão origem à sexualidade adulta e a um novo tipo de relacionamento (intimidade) com o sexo oposto. 

Fundamentos da Psicologia Analítica
 
Segundo Jung, a personalidade total ou psique, apresenta o self como o centro da personalidade, sendo esta estruturada em sistemas diferenciados e que atuam entre si. Os principais sistemas são o ego, o inconsciente pessoal e seus complexos, e o inconsciente coletivo e seus arquétipos, a anima e o animus e a sombra, além das atitudes de introversão e extroversão e as funções do pensamento, sentimento, sensação e intuição.

O inconsciente de acordo com a Psicologia Analítica

De acordo com a Psicologia Analítica o inconsciente pode ser pessoal ou coletivo.
O Inconsciente Pessoal consiste em experiências que anteriormente foram conscientes, porém agora se encontram reprimidas, e também em experiências passadas fracas demais para deixar uma impressão no indivíduo. O Inconsciente Pessoal é adjacente ao ego.
O Inconsciente Coletivo ou Transpessoal é o sistema mais poderoso e influente da psique segundo a teoria da personalidade de Jung que vê nos casos patológicos a dominação deste sobre o ego e o inconsciente pessoal. O Inconsciente Coletivo é o reservatório de traços de memória latente herdado de um passado ancestral (onde se encontram tanto a história racial separada dos seres humanos como também a de seus ancestrais pré-humanos ou animais). O Inconsciente Coletivo é aparentemente universal, quase que totalmente separado do que é pessoal na vida da pessoa e de acordo com a teoria de Jung é o resíduo psíquico do desenvolvimento evolutivo dos seres humanos acumulado em decorrência de experiências repetidas no transcorrer de inúmeras gerações e através do Inconsciente Coletivo é que são erigidos o ego e o inconsciente pessoal, além de quaisquer outras aquisições individuais.

Fontes:
http://www.psicoastro.com/artigos/teorias-do-desenvolvimento
http://www.euniverso.com.br/Psyche/Psicologia/analitica/fundamentosda%20psianalitica.htm







 

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